O MARAVILHOSO LIVRO DOS SALMOS

SALMO 23 - O SENHOR É O MEU PASTOR

"O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente às águas tranquilas; refrigera minha alma. Guia-me pelas veredas da justiça, por amor do Teu nome. 
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim, na presença dos meus inimigos. Unges-me a cabeça com óleo e o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia do SENHOR me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre!".

COMENTÁRIOS
Este salmo descreve o Grande Pastor que vive pelas suas ovelhas. O salmo tem sido tratado como três comparações: "o Pastor e as Ovelhas"; "o Guia e o Viajante"; "o Hospedeiro e o Hóspede". Isto ressalta as três grandes verdades da provisão, da direção e da comunhão divinas.
O Senhor é o meu pastor: Assim como Davi vigiava suas ovelhas, o Grande Pastor, Deus, o estava vigiando. O Pastor rege, guia, alimenta e protege suas ovelhas, e elas obedecem ao pastor, seguindo-o, amando-o e nele confiando (conf. João 10:3-16).
Verdes pastos...águas tranquilas: Cristo é o Pão da Vida (João 4:10,14) para os que o seguem como Pastor.
Refrigera minha alma: o Pastor, como Salvador, sara as ovelhas.
Vara e...cajado: Para guiar e defender o rebanho (conf. Atos 20:28-31).
Unge-me: O Pastor põe óleo nas feridas que as ovelhas recebem dos espinhos e dos pedregulhos; o Hospedeiro oriental põe óleo perfumado na cabeça dos hóspedes. Assim o Senhor Jesus alivia e consola.
Habitarei: A comunhão com Deus, na terra e depois ainda mais nos Céus, é o quinhão dos que pertencem à família de Deus (conf. Efésios 2:19). O salmo inteiro é sobremodo íntimo: 17 vezes o autor refere-se a si mesmo e 13 vezes refere-se a Deus; é o salmo da comunhão com Deus. Nada falta àquele que recebe bençãos de Cristo, nem descanso, nem refrigério, nem diretrizes, nem companhia, nem consolação, nem sustento, nem alegria, nada, enfim.
__________________________________________________________________________
Neste post, a cada dia colocaremos o Salmo do Dia, seguindo a ordem bíblica. Com isto, pretendemos ter todos os Salmos da Bíblia Sagrada neste blog. Para ver os Salmos publicados anteriormente, clique na aba "Salmos" logo abaixo do título do blog.

0 comentários:

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado