O MARAVILHOSO LIVRO DOS SALMOS

SALMO 27 - ANELO PELA PRESENÇA DE DEUS

"O SENHOR  é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei; que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha. Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao SENHOR. Ouve, SENHOR, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me. Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, SENHOR, a  tua presença. Não me escondas, SENHOR, a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu és o meu auxílio, não me recuses, nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá. Ensina-me, SENHOR, o teu caminho e guia-me pela vereda plana, por causa dos que me espreitam. Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade. Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes. Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR!"

COMENTÁRIOS
Neste salmo, revela-se a fé profunda desse homem de Deus (Davi). Deus, além de conceder-nos luz, salvação e fortaleza, Ele mesmo já é, pessoalmente, nossa luz, salvação e fortaleza, e por isso nada tememos. Uma olhada para o passado era o suficiente para ver como Deus sempre o tinha libertado de todos aqueles que o quiseram lesar. À luz daquilo que Deus fizera no passado, Davi confia, que, seja qual for a emergência, Deus nunca deixará de acudi-lo. Esse sincero desejo de Davi era um dos elementos que desenvolveram sua profunda confiança no Senhor. Era um homem com propósitos bem definidos, e nós também devemos ter o supremo desejo de viver na mais íntima comunhão com Deus (conf. Gênesis 3:8 e 1 João 1:3). Uma das nossas maiores necessidades é contemplar a beleza do Senhor (conf. Colossenses 3:1-3). Mais uma vez, Davi expressa sua plena confiança na proteção que Deus lhe concede, pelo que Lhe presta culto e ações de graça.
Exaltada a minha cabeça: Expressão usada pelos hebreus que significa restaurar à honra, à glória, à vitória, expressão que em Gênesis 40:13,20, fora traduzida por "reabilitar", termo fiel hebraico. A oração se torna mais fervorosa (v.7), mais urgente, enquanto Davi começa a pensar mais na situação em que se achava do que nos transes do passado. É importante olhar firmemente para o Salvador, procurando nEle a a solução, quando mais nos oprimir a angústia (Conf. Mateus 14:27-33). Implorando a presença divina, na hora difícil, reaviva em Davi a certeza de que Deus nunca o abandonará (vv. 8-10) e conf. Isaías 49:14-16. Davi, nos vv. 11 e 12 pede a proteção e direção divinas, "Ensina-me...guia-me...não me deixes". Espera-nos a derrota espiritual se não alimentarmos, a exemplo de Davi, uma fé robusta e suficiente para, diariamente, contemplarmos a bondade do Senhor. Para isto, devemos "esperar", ter bom ânimo", "fortificar-nos" .  Com. Bíblia de Estudo Shedd

Neste post, a cada dia, colocaremos um Salmo, seguindo a ordem bíblica. Com isto, pretendemos ter todos os Salmos da Bíblia Sagrada neste blog. Para ver os Salmos publicados anteriormente, clique na aba "Salmos" logo abaixo do título do blog.

0 comentários:

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado