O MARAVILHOSO LIVRO DOS SALMOS

SALMO 35 - CASTIGO DOS ADVERSÁRIOS

"Contende, SENHOR, com os que contendem comigo; ´eleja contra os que contra mim pelejam. 
Embraça o escudo e o broquel e ergue-te em meu auxílio.
Empunha a lança e reprime o passo aos meus perseguidores; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.
Sejam confundidos e cobertos de vexame os que buscam tirar-me a vida; retrocedam e sejam envergonhados os que tramam contra mim.
Sejam como a palha ao léu do vento, impelindo-os o anjo do SENHOR.
Torne-se-lhes o caminho tenebroso e escorregadio, e o anjo do SENHOR os persiga.
Pois sem causa me tramaram laços, sem causa abriram cova para a minha vida.
Venha sobre o inimigo a destruição, quando ele menos pensar; e prendam-nos os laços que tramou ocultamente; caia neles para a sua própria ruína.
E minha alma se regozijará no SENHOR e se deleitará na sua salvação.
Todos os meus ossos dirão: SENHOR, quem contigo se assemelha? Pois livras o aflito daquele que é e demais forte para ele, o mísero e o necessitado, dos seus extorsionários.
Levantam-se iníquas testemunhas e me arguem de coisas que eu não sei.
Pagam-me o mal pelo bem, o que é desolação para a minha alma.
Quanto a mim, porém, estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em oração me reclinava sobre o peito, 
portava-me como se eles fossem meus amigos ou meus irmãos; andava curvado, de luto, como quem chora por sua mãe.
Quando, porém , tropecei, eles se alegraram e se reuniram; reuniram-se contra mim; os abjetos, que eu não conhecia, dilaceraram-me sem tréguas;
como vis bufões em festins, rangiam contra mim os dentes.
Até quando, SENHOR, ficarás olhando? Livra-me a alma das violências deles; dos leões, a minha predileta.
Dar-te-ei graças na grande congregação, louvar-te-ei no meio da multidão poderosa.
Não se alegrem de mim os meus inimigos gratuitos; não pisquem os olhos os que sem causa me odeiam.
Não é de paz que eles falam; pelo contrário, tramam enganos contra os pacíficos da terra.
Escancaram contra mim a boca e dizem: Pegamos! Pegamos! Vimo-lo com os nossos próprios olhos.
Tu, SENHOR, os viste; não te cales; SENHOR, não te ausentes de mim.
Acorda e desperta para me fazeres justiça, para a minha causa, Deus meu e Senhor meu.
Julga-me, SENHOR, Deus meu, segundo a tua justiça; não permitas que se regozijem contra mim.
Não digam eles lá no seu íntimo: Agora, sim! Cumpriu-se o nosso desejo! Não digam: Demos cabo dele! 
Envergonhem-se e juntamente sejam cobertos de vexame os que se alegram com o meu mal; cubram-se de pejo e ignomínia os que se engrandecem contra mim.
Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!
E a minha língua celebrará a tua justiça e o teu louvor todo o dia".

COMENTÁRIOS

Davi pede que Deus faça uso de armas ofensivas e defensivas em prol de Seu servo. Na angústia e na dúvida provocadas pela opressão, Davi deseja uma garantia da parte de Deus.
Davi clama pela derrota completa dos seus inimigos, que não são somente inimigos pessoais, mas também inimigos do povo de Deus e, portanto, da sua missão, que Deus lhe confiou para cumprir, zelar e defender. As palavras não devem ser interpretadas como vingança, mas como um reflexo da paixão pela retidão e de um anseio pela vitória da fé.
As palavras "laços" e "cova" referem-se às armadilhas usadas para caça, que se aplicam também ao dolo, à traição e à falsidade entre os homens.
Davi narra como agira para com seus inimigos, e como eles agora o estavam maltratando. Na época em que eles enfermavam, ele orava e jejuava por eles; mas eles festejaram como um triunfo quando ele ficou em aflição, ingratidão que ao rei magoou profundamente. Então Davi aprendeu a apresentar tal problema a Deus a Quem deu louvores em qualquer situação, mostrando assim ter passado um verdadeiro teste da fé sincera.
Minha predileta: do hebraico yehiã, literalmente "única", significa "vida"; exatamente a mesma palavra hebraica se traduz por "vida" no Salmo 22:20.
Grande congregação: do hebraico qãhãl rabh, que se refere ao plenário da assembléia dos israelitas, como nação e como igreja; aquelas grandes reuniões nacionais e religiosas, nas quais se proclamavam e aplicavam as leis de Deus (Deuteronômio 5:1; 2 Crônicas 34:29-33 e Neemias 8:1-2).
Davi ora para que Deus intervenha nas injustiças que estavam sendo praticadas. Não faz o que muitos fazem, que resolvem tudo segundo sua própria conveniência e no espírito de vingança.
Pisquem: Sinais transmitidos entre os que planejam algum golpe traiçoeiro.
Escancaram: Assim o leão engole sua presa, assim também os maledicentes "tragam" ou arruínam suas vítimas.
Julga-me: Pode ser interpretado como "defende minha causa justa".
Os que amam a justiça terão razões bastantes para cantar e alegrar-se quando Deus derrotar Seus inimigos revelando Sua glória. Até àquele dia final, a atitude dos fiéis para com Deus, mesmo aqui cercados pela malícia do mundo, é descrita no v. 28.
Comentários da Bíblia de Estudo Shedd.

Seguindo a ordem bíblica estaremos publicando periodicamente os Salmos. Com isto, pretendemos ter todos os Salmos da Bíblia Sagrada neste blog. Para ver os Salmos publicados anteriormente, procure no Menu e clique no item "Salmos".

0 comentários:

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado