NÃO PERCA O FOCO!
"Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus". (Filipenses 3:13-14)
Para ilustrar a vida cristã neste texto, Paulo se utiliza do exemplo de uma corrida, o qual eu amplio para a ideia de uma maratona.
A vida cristã é como uma maratona: muitos estão inscritos, mas ainda não começaram a correr de verdade.
Na "carreira cristã", entregar nossas vidas a Jesus é apenas o começo da jornada, enquanto ainda existe uma longa e profunda caminhada pela frente até alcançarmos o nível da "perfeição" ou da "maturidade" em Cristo, sem nos desviarmos do foco que é "o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:14).
É assim que Paulo entendia a "carreira da fé": como uma caminhada contínua, perseverante e focada no alvo até a sua conclusão final.
Neste sentido, o entendimento de Paulo acerca de "ser perfeito" (Filipenses 3:12), a partir da palavra em grego "teleioo", está relacionado com "executar completamente, efetuar, finalizar e levar até o fim".
Ou seja, mais do que estar "inscrito" na maratona da fé, é primordial chegar até o fim dela!
Isso envolve perseverança, dedicação, diligência, determinação e foco nas perspectivas à frente, sem acomodação e sem um aprisionamento aos erros ou glórias do passado.
Paulo sabia que para avançar na vida cristã, não poderia se manter "aprisionado" às decisões, escolhas e atitudes erradas do passado, mas precisaria se focar sempre num alvo maior à frente, no prêmio de alcançar a plenitude da vocação de Deus em Cristo.
Por isso, mantenha firme e de maneira constante o foco no alvo que é Cristo! Seja diligente, busque o crescimento, tenha sempre perspectivas em Deus quanto ao seu presente e futuro. Que seja assim em sua vida, e que continuemos assim como Igreja!
"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro". (Jeremias 29:11).
Deus nos abençoe!
Pr. Alex C. Uemura
0 comentários:
Postar um comentário