O MARAVILHOSO LIVRO DOS SALMOS

SALMO 51 - CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO

1. "Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
2. Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.
3. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
5. Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
6. Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria.
7. Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.
8. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste.
9. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
10. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
11. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
12. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.
13. Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores de converterão a ti.
14. Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. 
15. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores.
16. Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu tos daria; e não te agradas de holocaustos.
17. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus.
18. Faze bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém.
19. Então, te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre o teu altar se oferecerão novilhos."

Comentários
Davi pede a misericórdia e não a justiça, baseando sua petição na bondade e benignidade de Deus. Neste salmo, há muito contraste entre o "tu" e o "eu", entre o Deus santo e o ser humano pecador, pois Davi não tenta esconder seu pecado, nem diminuir sua hediondez, nem ainda atribuí-lo a causas inevitáveis da sua situação.
Iniquidade: Veja Salmo 32.2.
Pecado...transgressões - veja Salmo 32:1, onde "transgressão é igual à palavra "iniquidade".
Fazer o mal é um crime contra o nosso próximo, mas, muito mais, é um atentado contra o amor de Deus contra Sua santidade. Davi evidencia profunda tristeza por ter pecado contra Deus, uma tristeza moral, que não é simples desgosto por causa das consequências do seu pecado. O perdão de Deus só vem ao encontro do sincero arrependimento humano.
Nossos atos pecaminosos são o fruto natural da nossa natureza caída, conhecida como pecado original (Efésios 2:3, Romanos 3:23 e 5:12).
Deus procura atitudes retas e sinceras, não apenas no nosso comportamento, mas também nos nossos pensamentos secretos; o ensinamento que dele recebemos transforma nossa personalidade desde o nosso íntimo, até nossas atitudes, uma verdadeira, profunda e total alteração.
Hissopo: Um pequeno arbusto (conf. 1 Reis 4:33), com cujos ramos se espargia o sangue e a água purificadores (conf. levíticos 14:1-7).
Davi deseja a purificação, a alegria, e, para tanto, um coração novo, que é uma criação sobrenatural e não uma questão de educação (conf. I Pedro 1:3,23). O pecado é uma doença mortal tão terrível, que carece de todos esses remédios.
Só depois da mencionada purificação é que Davi poderia voltar a ser uma fiel testemunha das coisas de Deus.
Os ritos externos não podem obter o perdão divino; Deus aguarda um verdadeiro e íntimo arrependimento, para vir a acudir e perdoar.
Só depois de existir a comunhão íntima com Deus, é que a Cidade Santa e o culto no Templo passam a ter valor, sendo então espiritualmente restaurados e reedificados. O Salmo 32 pertence a essa época da vida de Davi; é um cântico de louvores pela graça alcançada.
Comentários Bíblia Shedd de Estudos.

0 comentários:

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado