O MARAVILHOSO LIVRO DOS SALMOS

SALMO 56 - CONFORTO NA PERSEGUIÇÃO
Hino de Davi quando os filisteus o prenderam em Gate.

1. Tem misericórdia de mim, ó Deus, porque o homem procura ferir-me; e me oprime pelejando todo o dia.
2. Os que me espreitam continuamente querem ferir-me; e são muitos os que atrevidamente me combatem.
3. Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.
4. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal?
5. Todo o dia torcem as minhas palavras; os seus pensamentos são todos contra mim para o mal.
6. Ajuntam-se, escondem-se, espionam os meus passos, como aguardando a hora de me darem cabo da vida.
7. Dá-lhes retribuição segundo a sua iniquidade. Derruba os povos, ó Deus, na tua ira!
8. Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?
9. No dia em que eu te invocar, baterão em retirada os meus inimigos; bem sei isto: que Deus é por mim.
10. Em Deus, cuja palavra eu louvo, no SENHOR, cuja palavra eu louvo, 
11. neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem?
12. Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus; render-te-ei ações de graças.
13. Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida.

COMENTÁRIOS
Davi manifesta medo e fé ante a sua situação; a fé, porém, é que predomina. A fé sempre tem de prevalecer quando em confronto do poder e o amor de Deus com o poder e o ódio dos nossos perseguidores. Quando os inimigos são numerosos, orgulhosos, cruéis e atrevidos (vv 1 e 2), não devemos olhá-los com medo, mas olhar para Deus com fé (v. 3).
Ninguém se perturbe com sua própria situação se seu coração estiver firmado em Deus e na Sua Palavra.
Os vv 5 e 6 descrevem o comportamento duplamente traiçoeiro dos inimigos.
Os vv 7 a 9 pedem a intervenção divina nesta situação insolúvel.
Deus conhece nossas obras e nossos pensamentos; conhece o nosso íntimo, vê se somos sinceros e compreende todas as nossas tristezas.
No v. 9 - Deus é por mim:
a) a cruz é a prova
b) a Bíblia o proclama
c) o Espírito Santo confirma (Romanos 8:31-39).
Quem conhece a Palavra de Deus sabe que Deus vai retificar tudo, e, por isso, deseja louvar a Deus. Só aqueles que amam a injustiça tem horror em ver tudo retificado.
A oração da fé prevê, no ato, aquilo que se crê que Deus vai fazer. A fé levara Davi para um espírito de gratidão e, assim, ao invés de ter que aguardar o desenvolvimento do plano de Deus para libertá-lo, já podia desfrutar as bençãos vindouras. Assim como a preocupação acarreta mais mal do que a desgraça temida, assim também a santa esperança é tão benfazeja quanto a benção esperada.
Comentários Bíblia Shedd de Estudos

Seguindo a ordem bíblica estaremos publicando periodicamente os Salmos, com comentários. Com isto, pretendemos ter todos os Salmos da Bíblia Sagrada neste blog. Para ver os Salmos publicados anteriormente, procure no Menu e clique no item "Salmos".

0 comentários:

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado