O MARAVILHOSO LIVRO DOS SALMOS

SALMO 71 - SÚPLICAS
1. Em ti, SENHOR, me refugio; não seja eu jamais envergonhado.
2; Livra-me por tua justiça e resgata-me; inclina-me os ouvidos e salva-me.
3. Sê tu para mim uma rocha habitável em que sempre me acolha; ordenaste que eu me salve, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.
4. Livra-me, Deus meu, das mãos do ímpio, das garras do homem injusto e cruel.
5. Pois tu és a minha esperança, SENHOR Deus, a minha confiança desde a minha mocidade.
6. Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente.
7. Para muitos sou como um portento, mas tu és o meu forte refúgio.
8. Os meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória continuamente.
9. Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares.
10. Pois falam contra mim os meus inimigos e os que me espreitam a alma consultam reunidos,
11. dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e prendei-o, pois não há quem o livre.
12. Não te ausentes de mim, ó Deus; Deus meu, apressa-te em em socorrer-me.
13. Sejam envergonhados e consumidos os que são adversários de minha alma; cubram-se de opróbrio e de vexame os que procuram o mal contra mim.
14. Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais.
15. A minha boca relatará a tua justiça e de contínuo os feitos da tua salvação, ainda que eu não saiba o seu número.
16. Sinto-me na força do SENHOR Deus; e rememoro a tua justiça, a tua somente.
17. Tu me tens ensinado, ó Deus, desde a minha mocidade; e até agora tenho anunciado as tuas maravilhas.
18. Não me desampares, pois, ó Deus, até a minha velhice e às cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder.
19. Ora, a tua justiça, ó Deus, se eleva até aos céus. Grandes coisas tens feito, ó Deus; quem é semelhante a ti?
20. Tu, que me tens feito ver muitas angústias e males, me restaurarás ainda a vida e de novo me tirarás dos abismos da terra.
21. Aumenta a minha grandeza, conforta-me novamente.
22. Eu também te louvo com a lira, celebro a tua verdade, ó meu Deus; cantar-te-ei salmos na harpa, ó Santo de Israel.
23. Os meus lábios exultarão quando eu te salmodiar; também exultará a minha alma, que remiste.
24. Igualmente a minha língua celebrará a tua justiça todo o dia; pois estão envergonhados e confundidos os que procuram o mal contra mim.

COMENTÁRIOS
Este salmo, o último da coleção davídica, nem é atribuído a ele, e parece ser uma seleção que algum "ancião" fizera dentre as muitas orações de Davi em meio às aflições. Escolheu para si as palavras que lhe falavam mais ao coração. É um ancião cheio de confiança e de esperança em Deus. Fala e canta o louvor de Deus durante o dia inteiro. Crê que a providência divina já o vigiava desde que nascera, e até antes; por isso confia que Deus não o decepcionará no fim da vida. Apesar de ter uma idade avançada, crê que ainda terá trabalho para fazer, em prol de Deus, levando uma mensagem à nova geração. Um homem pode chegar ao fim da vida com esta satisfação, se no passado e no presente tiver feito de Deus sua fortaleza e refúgio. Uma morte gloriosa é o fim de uma vida vitoriosa. A velhice não é isenta de provações, mas Deus é rápido em socorrer, confundindo e consumindo os malfeitores e os maledicentes.
vv 1-3 - Quase uma citação do Salmo 31:1-3
v. 11 - Deus o desamparou. Os ignorantes, ao verem o justo sem prosperidade física, sem aparências segundo a carne, desprezam-no, pensando em tirar vantagem da sua humilde condição. Mas na realidade, o justo não é pobre nem ignorante, pois sua riqueza e a sua sabedoria são eternas, vindas da graça de Deus, e não segundo o mundo as dá, conf. a paz que Jesus concede aos fiéis (João 14:27).
v. 14 - Esperarei. Os que vivem perante Deus numa atitude contínua de fé e de esperança, logo terão fartos motivos para louvá-Lo sempre mais.
v. 15 - Número. Deus nos livra de muitos perigos, que nunca vieram a se revelar. Quem anda no mato, não sabe quantas cobras e escorpiões foram desviados do caminho; quem anda na cidade não sabe quantos carros podiam ter tido uma falha de freios, numa hora crítica; quem vive na terra, não sabe até que ponto o amor divino está freando a loucura da política internacional e até dos criminosos, que podem muito bem arrombar a casa que cobiçarem.
v. 18 - Até que eu tenha declarado Um homem de idade pode ser um magnífico missionário; se não tem forças para andar entre os povos selvagens, pode ser um conselheiro da juventude, propiciando aos jovens fortes e ardentes uma sabedoria que eles nunca viriam a angariar sozinhos, temperada por longos anos de comunhão com Deus, de meditação na Sua Palavra e de obediência às Suas prescrições.
v. 20 - Me tens feito ver. Os perigos que o justo sofre, ele considera como "visões dantescas", como se Deus nos levasse pela mão, para ver o que existe de aflição no mundo, para depois nos levar à visão celestial. São aulas e lições para aprendermos os caminhos de Deus.
v. 22 - Santo de Israel. O título divino que Isaías gostava de empregar, quando mostrava que a santidade de Deus exigiria a punição dos pecados de Judá e de Israel, que também atingiria os impérios da época, e que, finalmente, edificaria uma nação nova e restaurada, depois do cativeiro, como último preparativo para a vinda do Messias, que seria a santificação de todos aqueles que seguiriam Seus caminhos.
Comentários Bíblia Shedd de Estudos
Seguindo a ordem bíblica estaremos publicando periodicamente os Salmos, com comentários. Com isto, pretendemos ter todos os Salmos da Bíblia Sagrada neste blog. Para ver os Salmos publicados anteriormente, procure no menu "Assuntos" e clique no item "Salmos".

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado