PARÁBOLAS DE JESUS

A PARÁBOLA DO RICO INSENSATO
Lucas 11:16-34
E lhes propôs uma parábola: "As terras de certo homem rico produziram com abundância.
E ele começou a pensar consigo mesmo: 'Que farei agora, pois não tenho onde armazenar toda a minha colheita?'
Então lhe veio à mente: 'Já sei! Derrubarei os meus celeiros e construirei outros ainda maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.
E assim direi à minha alma: tens grande quantidade de bens, depositados para muitos anos; agora tranquiliza-te, come, bebe e diverte-te!'
Contudo, Deus lhe afirmou: 'Tolo! Esta mesma noite arrebatarei a tua alma. E todos os bens que tens entesourado para quem ficarão?
Isso também acontece com quem poupa riquezas para si mesmo, mas não é rico para com Deus'.
Então, dirigindo-se aos seus discípulos, Jesus os exortou: "Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer, nem muito menos com o vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir.
Porquanto a vida é mais preciosa do que o alimento, e o corpo, mais importante do que as roupas.
Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não possuem armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais valeis vós do que as aves!
Quem de vós, por mais ansioso que possa estar, é capaz de prolongar, por um pouco que seja, a duração da sua vida?
Considerando que vós não podeis fazer nada em relação às pequenas coisas da vida, por que vos preocupais com todas as outras?
Olhai as flores do campo; elas não fiam, nem tecem. Eu, todavia, vos asseguro que nem mesmo Salomão, em todo o seu esplendor, pôde se vestir como uma delas.
Ora, se Deus veste assim uma simples erva do campo, que hoje vive e amanhã é lançada ao fogo, muito mais dará a vós, vestindo-vos de glória, homens fracos na fé.
Não procurareis, pois, ansiosamente, o que haveis de comer ou beber; não empenhareis o vosso coração nessas preocupações.
Porquanto o mundo pagão é que peleja por essas coisas; entretanto, o vosso Pai sabe perfeitamente que as necessitais.
Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus, e todas as demais coisas vos serão providenciadas.
Nada temais, pequeno rebanho, pois de bom grado o Pai vos concedeu o seu Reino.
Vendei os vossos bens e ajudai os que não têm recursos; fazei para vós outros bolsos que não se gastem com o passar do tempo, tesouro acumulado nos céus que jamais se acaba onde ladrão algum se aproxima, e nenhuma traça o poderá corroer.
Por isso, onde estiverem os vossos bens mais preciosos, certamente aí também estará o vosso coração".

COMENTÁRIOS BÍBLIA KING JAMES DE ESTUDO
A vida é muito mais do que possuir. O rico era louco porque não compreendia que as suas posses eram apenas emprestadas (1 Timóteo 6:17). Ninguém consegue poupar (guardar) as bençãos de Deus apenas em benefício próprio (1 Timóteo 6:18). A vida terrena não tem mais valor do que a vida eterna Conclusão: A única riqueza duradoura é receber o Espírito Santo, guardá-lo no coração e investir seus dons em benefício do próximo e da sociedade (v. 21 e João 17:3).
Tolo (insensato ou louco) é uma expressão de grande impacto em sua forma original, e procura demonstrar o disparate que há em buscar segurança nos bens e riquezas deste mundo em detrimento da presença e bençãos eternas de Deus (11:40 e Efésios 5:17).
Jesus passa agora a ensinar àqueles que o amam e o seguem a maneira sábia de viver, em contraste com a visão tresloucada do egoísta e avarento da parábola. Embora nossa visão do futuro deva concentrar-se no Reino de Deus (v 32) e na vida eterna, a vida terrena é decisiva para determinar nossa condição eterna (Marcos 8:35-37).
A cada dia os seres humanos se preocupam mais e mais com a manutenção da boa saúde e o prolongamento da vida (Mateus 6:27). O medo da morte é inversamente proporcional à certeza da salvação. Contudo, somente o Senhor é capaz de nos fazer crescer, ainda que alguns centímetros, ou aumentar nossos dias de vida na terra (Isaías 38:1-8).
A expressão grega zeteite significa muito mais do que "indagar" como aparece em algumas versões Seu sentido tem a ver com uma busca obstinada e concentrada: "buscai". Jesus explica que podemos aplicar todos os nossos esforços em ganhar o mundo (títulos, bens e poder) ou o Reino de Deus. Aquele, entretanto, que "busca" o Reino receberá tanto um quanto o outro, conforme a sua necessidade e o propósito do Pai para cada um dos seus filhos.
Desde a Criação o grande desejo do Pai é partilhar seu Reino com seus filhos, por isso, é com muita alegria e satisfação que agora em Cristo, o Senhor, pode realizar plenamente Sua vontade. Jesus adverte que, nesse sentido, "temor" e "ansiedade" são características dos incrédulos (verdadeiros gentios) mas não dos "filhos" de Deus (minoria fiel). O Reino de Deus começa pela soberania do Senhor sobre a vida dos seus súditos (Romanos 14:17). Para nós, não acostumados aos regimes monárquicos, e com um sistema político carente de verdadeiros homens e mulheres de Deus, fica um tanto difícil compreender esse tipo de nobre metáfora.
Lucas é o evangelista que mais enfatiza a ação social cristã, com vistas a oferecer aos pobres as mesmas condições medianas da sociedade. Os bens e a riqueza que estiverem impedindo o cristão de buscar e adentrar o Reino devem ser doados aos mais necessitados. É fácil notar onde está depositado nosso verdadeiro ideal de vida e paixão, onde nosso coração mais se dedica, cuida e zela.

0 comentários:

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado