O MARAVILHOSO LIVRO DOS SALMOS

SALMO 81 - EXORTAÇÃO  A LOUVOR E OBEDIÊNCIA
1. Cantai de júbilo a Deus, força nossa; celebrai o Deus de Jacó.
2. Salmodiai e fazei soar o tamboril, a suave harpa com o saltério.
3. Tocai a trombeta na Festa da Lua Nova, na lua cheia, dia da nossa festa.
4. É preceito para Israel, é prescrição do Deus de Jacó.
5. Ele o ordenou, como lei, a José, ao sair contra a terra do Egito. Ouço uma linguagem que eu não conhecera.
6. Livrei os seus ombros do peso e suas mãos foram livres dos cestos.
7. Clamaste na angústia, e te livrei; do recôndito do trovão eu te respondi e te experimentei junto às águas de Meribá.
8. Ouve, povo meu, quero exortar-te. Ó Israel, se me escutasses!
9. Não haja no meio de ti deus alheio, nem te prostres ante deus estranho.
10. Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei.
11. Mas o meu povo não me quis escutar a voz e Israel não me atendeu.
12. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos.
13. Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!
14. Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários.
15. Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre.
16. Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.

COMENTÁRIOS BÍBLIA SHEDD DE ESTUDOS
v2. Deus deve ser adorado totalmente pelo nosso ser, portanto, não deve haver acanhamento nos cantos de louvor.
v5. Ao sair - Depois de ter lutado contra os opressores egípcios e resgatado Seu povo, Deus deu Suas Leis ao povo libertado.
v6. Eis o conteúdo da linguagem desconhecida: a voz divina falando em amor, ternura, perdão e redenção, uma novidade para as religiões daquela época. O fardo da escravidão e o do pecado são alvos da misericórdia divina. 
v7. Do recôndito do trovão - A resposta divina à tribulação de Israel foi uma tempestade que destruíra o exército dos perseguidores. Meribá: quer dizer "contenda" (Êxodo 17:1-7)
v9. A Epístola do Apóstolo Amado encerra-se com as seguintes palavras: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos" (I João 5:21).
v12. Deixei-o andar - Nenhuma punição é mais justa ou mais severa do que esta (conforme Romanos 1:24,26 e 28).
v13. Ah! O suspiro do amor de Deus que quer salvar o pecador. Para estudar a vontade divina é preciso ter um espírito de louvor e gratidão (1-4); passa-se então à recordação dos benefícios recebidos (5-7), para compreender os mandamentos de Deus (8-10), que se aliam às promessas divinas (11-16).

Seguindo a ordem bíblica estaremos publicando periodicamente os Salmos, com comentários. Com isto, pretendemos ter todos os Salmos da Bíblia Sagrada neste blog. Para ver os Salmos publicados anteriormente, procure no menu "Assuntos" e clique no item "Salmos".

0 comentários:

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado