K. Strachan e a “Lei de Parkinson”
Pastor Alex C. Uemura |
Acima de qualquer coisa, a igreja deve se definir como um grupo que está unido num propósito maior que é glorificar a Deus, cumprindo as tarefas de evangelização, discipulado e serviço.
Ao definirmos a igreja local desta maneira, podemos associar a eficácia de sua prática com um teorema desenvolvido por K. Kenneth Strachan.
Tal teorema é definido da seguinte maneira: o sucesso de uma organização depende do compromisso da totalidade de seus membros na mobilização e divulgação de suas crenças.
Assim, o compromisso da membresia com a missão do discipulado e evangelização pessoal é essencial para o desenvolvimento da igreja, pois tal compromisso permite com que novos líderes sejam formados com o foco em alcançar novos discípulos, não apenas em se manter as atividades já existentes na comunidade. Isto porque, conforme a conhecida “Lei de Parkinson”,“o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”.
Adaptando tal lei à realidade da igreja local, poderíamos afirmar que "conservar as rodas da igreja girando não significa que a igreja esteja caminhando a algum lugar" (D. Hesselgrave).
Desta forma, é fundamental o compromisso com os propósitos da igreja, como a comunhão, a evangelização e o agregar de novos discípulos com cuidado individual.
Tais ações são perfeitamente possíveis dentro do ambiente de pequenos grupos nos lares, por exemplo. Nosso desafio para hoje é perseverarmos num caminho viável para uma igreja a cada dia mais saudável e focada na missão.
Vamos viver isso juntos?
De seu Pastor,
Alex C. Uemura