O MARAVILHOSO LIVRO DOS SALMOS

SALMO 41 - A CALÚNIA DOS INIMIGOS E O SOCORRO DE DEUS


"Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livra no dia do mal.
O SENHOR o protege, preserva-lhe a vida e o faz feliz na terra; não o entrega à discrição dos seus inimigos.
O SENHOR o assiste no leito da enfermidade; na doença, tu lhe afofas a cama.
Disse eu: compadece-te de mim, SENHOR; sara a minha alma, porque pequei contra ti.
Os meus inimigos falam mal de mim: Quando morrerá e lhe perecerá o nome?
Se algum deles me vem visitar, diz coisas vãs, amontoando no coração malícias; em saindo, é disso que fala.
De mim rosnam à uma todos os que me odeiam; engendram males contra mim, dizendo:
Peste maligna deu nele, e: Caiu de cama, já não há de levantar-se.
Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar.
Tu, porém, SENHOR, compadece-te de mim e levanta-me, para que eu lhes pague segundo merecem.
Com isto conheço que tu te agradas de mim: em não triunfar contra mim o meu inimigo.
Quanto a mim, tu me susténs na minha integridade e me pões à tua presença para sempre.
Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, de eternidade para a eternidade!
Amém e amém!"

COMENTÁRIOS
Bem-aventuranças para os que são uma benção para os outros. Os que têm consideração para com os pobres, física e espiritualmente falando, compaixão do tipo que Cristo exemplificou, recebem a promessa de bençãos específicas: libertação, proteção e terna assistência nas horas mais difíceis. Há uma correspondência entre nossa maneira de agir com os homens, e a maneira de Deus agir conosco (conforme Mateus 18:23-35).
No vers. 4, uma confissão de pecado. O pecado sempre traz doença para a alma e, muitas vezes, a doença física também. Davi pede misericórdia e não justiça. Reconhece que o pecado é, em primeiro lugar, contra Deus.
Os inimigos estavam se regozijando nessa doença, esperando pela sua morte; suas visitas eram motivadas pelo desejo de saber qual o tempo que ainda separava o paciente da morte, planejando como melhor apressá-la (conforme 2 Reis 8:14-15).
Um daqueles traidores já tinha sido amigo íntimo de Davi (por exemplo, Joabe). Jesus aplicou as palavras do vers. 9 a Judas Iscariotes (conf. João 13:18).
Nas circunstâncias descritas, o melhor é dirigir-se a Deus. Pede o socorro de Deus, e sente a certeza que seus inimigos não triunfarão contra ele. Esta fé é tão grande, que considera sua salvação outorgada por Deus, o que desde logo agradece.
Comentários Bíblia Shedd de Estudos.

0 comentários:

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado