O MARAVILHOSO LIVRO DOS SALMOS

SALMO 50 - A ESSÊNCIA DO CULTO A DEUS

"1. Fala o Poderoso, o SENHOR Deus, e chama a terra desde o Levante até ao Poente.
2. Desde Sião, excelência de formosura, resplandece Deus.
3. Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante ele arde um fogo devorador, ao seu redor esbraveja grande tormenta.
4. Intima os céus lá em cima e a terra para julgar o seu povo.
5. Congregai os meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio de sacrifícios.
6. Os céus anunciam a sua justiça, porque é o próprio Deus que julga.
7. Escuta, povo meu, e eu falarei, ó Israel, e eu testemunharei contra ti. Eu sou Deus, o teu Deus.
8. Não te repreendo pelos teus sacrifícios, nem pelos teus holocaustos continuamente perante mim.
9. De tua casa não aceitarei novilhos nem bodes dos teus apriscos.
10. Pois são meus todos os animais do bosque e as alimárias aos milhares sobre as montanhas.
11. Conheço todas as aves dos montes e são meus todos os animais que pululam no campo.
12. Se eu tivesse fome, não to diria, pois o mundo é meu e quanto nele se contém.
13. Acaso como eu carne de touros? Ou bebo sangue de cabritos?
14. Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;
15. Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei e tu me glorificarás.
16. Mas ao ímpio diz Deus: De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, 
17. uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras?
18. Se vês um ladrão, tu te comprazes nele e aos adúlteros te associas.
19. Soltas a boca para o mal, e a tua língua trama enganos.
20. Sentas-te para falar contra teu irmão e difamas o filho de tua mãe.
21. Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu igual; mas eu te arguirei e porei tudo à tua vista.
22. Considerai, pois, nisto, vós que vos esqueceis de Deus, para que não vos despedace, sem haver quem vos livre.
23. O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus." 

COMENTÁRIOS
Três nomes de Deus aparecem juntos, Heb 'el, 'elõhim e jehõvã, significando Deus como "poderoso princípio"; Deus como "plural de majestade" donde se subentende a Trindade revelada no NT; e o "Deus da Aliança", que se revela pessoalmente. Foi esse último aspecto da divindade que Jesus Cristo veio apresentar-nos. Este nome de Deus é traduzido por Jeová ou, nesta versão, por SENHOR, escrito com letra maiúscula.
Deus veio julgar Seu próprio povo, cuja culpa será avaliada em proporção com os privilégios que recebera (conf. Amós 3:2). O universo inteiro é chamado para ser testemunha.
O julgamento:
1) A corte é convocada em nome do Rei dos reis (v. 1);
2) O Juiz toma o seu assento (vv 2-3);
3) Convocam-se os réus (v. 7 e 4);
4) Prevê-se o resultado deste julgamento solene (v. 6).
A primeira classe a ser julgada é a dos formalistas de Israel: Deus mostra que tem autoridade para julgá-los (v.7); recebem crédito por aquilo que fazem (v. 8); mas recebem repreensão pela sua maneira de fazê-lo (vv 9 a 13); depois, recebem instruções de como deveriam fazê-lo (vv. 14 e 25). A fé é o culto mais perfeito que se pode oferecer a Deus.
V. 15: 
1) A situação - "angústia";
2) A ordem - "invoca-me";
3) A promessa - "eu te livrarei";
4) O resultado - "tu me glorificarás". 
A solução de cada dificuldade está aqui registrada.
A segunda classe a ser julgada é a dos ímpios em Israel, os que desprezaram tanto a Lei de Deus que não se envergonham de citá-la hipocritamente, sem a mínima intenção de praticá-la.
Violaram o sétimo, oitavo e nono mandamentos, anulando sua comunhão com Deus e arruinando suas relações humanas.
Pensaram que Deus também não daria tanto valor à Sua Lei.
V. 22 - Considerai: um aviso tremendo e solene sobre o castigo divino.
A Bíblia dá muita ênfase àquilo que as pessoas falam, como uma indicação segura do seu verdadeiro caráter (Tiago 3:1-12).
Comentários Bíblia Shedd de Estudos

0 comentários:

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado