O MARAVILHOSO LIVRO DOS SALMOS

SALMO 55 - QUE OS TRAIDORES SEJAM DESTRUÍDOS

"1. Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração; não te escondas da minha súplica.
2. Atende-me e responde-me; sinto-me perplexo em minha queixa e ando perturbado, por causa do clamor do inimigo e da opressão do ímpio; pois sobre mim lançam calamidade e furiosamente me hostilizam.
4. Estremece-me no peito o coração, terrores de morte me salteiam;
5. temor e tremor me sobrevêm, e o horror se apodera de mim.
6. Então, disse eu: quem me dera asas como de pomba! Voaria e acharia pouso.
7. Eis que fugiria para longe e ficaria no deserto.
8. Dar-me-ia pressa em abrigar-me do vendaval e da procela.
9. Destrói, Senhor, e confunde os seus conselhos, porque vejo violência e contenda na cidade.
10. Dia e noite giram nas suas muralhas e, muros a dentro, campeia a perversidade e a malícia;
11. há destruição no meio dela; das suas praças não se apartam a opressão e o engano.
12. Com efeito, não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia;
13. mas és tu, homem, meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo.
14. Juntos andávamos, juntos nos entretínhamos e íamos com a multidão à Casa de Deus.
15. A morte os assalte, e vivos desçam à cova! Porque há maldade nas suas moradas e no seu íntimo.
16. Eu, porém, invocarei a Deus e o SENHOR me salvará.
17. À tarde, pela manhã e ao meio-dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz.
18. Livra-me a alma, em paz, dos que me perseguem; pois são muitos contra mim.
19. Deus ouvirá e lhes responderá, ele, que preside desde a eternidade, porque não há neles mudança nenhuma, e não temem a Deus.
20. Tal homem estendeu as mãos contra os que tinham paz com ele; corrompeu a sua aliança.
21. A sua boca era mais macia que a manteiga, porém no coração havia guerra; as suas palavras eram mais brandas que o azeite; contudo eram espadas desembainhadas.
22. Confia os teus cuidados ao SENHOR e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.
23. Tu, porém, ó Deus, os precipitarás à cova profunda; homens sanguinários e fraudulentos não chegarão à metade dos seus dias; eu, todavia, confiarei em ti."

COMENTÁRIOS
É provável que a situação histórica refletida neste salmo seja a rebelião de seu filho Absalão, provocando a fuga de Davi (conf. 2 Samuel cap. 15-17).
No meio das dificuldades e das profundas tristezas, é sempre a Deus que Davi sabe recorrer. Muitas pessoas pioram sua situação recorrendo à vingança, a brigas, a queixas e lamúrias.
Nos vv 3 a 5 descreve-se a perseguição física que Davi está sofrendo e os efeitos que ela produz no seu íntimo.
Um profundo anseio por ficar livre das angústias. 
Métodos de enfrentar os sofrimentos:
1) A tentativa de fugir dos desgostos (6-8). Isto nunca é solução, pois a fuga normalmente abre caminho para coisas piores (conf. Amós 5:19);
2) A amargura (9-15). Além de não solucionar o problema, o ressentimento faz "sentir outra vez", e em dobro, aquilo que já sofremos;
3) A confiança em Deus, lançando sobre Ele a nossa ansiedade (16-23 e I Pedro 5:7). Esta é a única solução adequada, pois abre o caminho para a intervenção divina, e prepara nossos corações para sentir o que Deus reservou para nós.
vv 12-14 Um dos perseguidores era amigo traiçoeiro como Judas.
vv 16-19 Mais uma revelação da profunda confiança que Deus revelara em Davi, depois de tantas vezes o ter abençoado. Davi fora ensinado a apresentar a Deus as suas tristezas e Deus atendia às petições de um servo tão cheio de fé, de humildade e de confiança.
Em paz: A expressão pode ser traduzida por "até ao último grau", ou, "completamente" do hebraico "beshalom. Seria a mesma expressão (em grego) aplicada ao amor que Cristo revelou na terra (conf. João 13:1), aplicada tambem à obra completa da salvação em Cristo (conf. hebreus 7:25). Nos três casos, em ambas as línguas, pode ser traduzida por "perfeita e finalmente".
Mudança: Do hebraico "haliphã", "passar além", "sumir", que na raiz intensiva (aqui) é "renovar", "mudar". É uma das palavras que contribuem para o pleno sentido de arrepender-se.
Tal homem: O íntimo amigo descrito no v. 13. Não se sabe se estas palavras podem ser aplicadas ao próprio filho, Absalão (conf. a maneira astuta e traiçoeira pela qual preparou sua revolta, 2 Samuel 15:4.)
A experiência de Davi, durante uma das suas horas mais difíceis, deu-lhe experiência para escrever esta exortação para qualquer pessoa que, em suas dificuldades, precise do socorro de Deus. Pela experiência na bondade de Deus, pode agora dar essa garantia (conf. 1 Pedro 5:7).
Deus terá a última palavra em tudo. Bem-aventurado o homem que, como Davi, pode dizer a Deus: confiarei em ti.
Comentários Bíblia Shedd de Estudos

Seguindo a ordem bíblica estaremos publicando periodicamente os Salmos, com comentários. Com isto, pretendemos ter todos os Salmos da Bíblia Sagrada neste blog. Para ver os Salmos publicados anteriormente, procure no Menu e clique no item "Salmos".

0 comentários:

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado