MEDITAÇÕES

CINCO PRÉ-REQUISITOS PARA CONHECER A VONTADE DE DEUS

"Estou totalmente confuso. Como posso saber a vontade de Deus para minha vida?" Sou incapaz de dizer o número de vezes que já ouvi esta pergunta durante toda a minha vida. É um dilema que leva as pessoas a inventarem os mais estranhos métodos para chegar a conclusões ainda mais incríveis.
Há alguns anos li sobre um homem que estava dirigindo pela cidade de Washington, quando seu carro quebrou bem diante da embaixada das Filipinas. Ele achou que isso era um sinal de que ele deveria ser missionário nas Filipinas.
Houve também aquela mulher que não tinha certeza se deveria viajar ou não para Israel. Certa noite ela estava lendo folhetos de viagem e algumas informações turísticas e viu que o voo seria num avião modelo 747. Na manhã seguinte, ela acordou e seu relógio estava marcando 7h47, o que fez considerá-lo um sinal positivo.
Esse tipo de insensatez é chamado de "teologia vodu". Não passa de superstição. Não nos deixemos levar por este tipo de pensamento.
Deus nos entregou a maior parte de suas orientações de maneira muito clara por meio das Escrituras. Embora não saibamos qual é a vontade de Deus para o futuro, ele nos deu uma lista completa de requisitos que definem sua vontade para todos os que creem:

. obedecer aos pais (Efesios 6:1)
. casar-se com um cristão (1Coríntios 6:15)
. trabalhar em uma profissão (I Tes. 4:11-12)
. ajudar a família (I Timóteo 5:8)
. ofertar para a obra do Senhor e para os pobres (2 Coríntios 8-9; Gálatas 2:10)
. criar os filhos segundo os padrões de Deus (Efésios 6:4)
. meditar nas Escrituras (Salmo 1:2)
. orar (I Tes. 5:17)
. ter uma atitude alegre (I Tes. 5:16)
. reunir-se para adoração (Hebreus 10:25)
. proclamar a Cristo (Atos 1:8)
. ter um conjunto de valores correto (Colos. 3:2)
. ter um espírito de gratidão (Filipenses 4:6)
. mostrar amor (1 Coríntios 13)
. aceitar as pessoas sem preconceito (Tiago 2:1-10)

Nós sinceramente queremos que as decisões de nossas vidas estejam de acordo com a vontade de Deus. Lá dentro de nós, todos gostaríamos que sua orientação específica pudesse ser lida nas Escrituras. Adoraríamos ver o Senhor nos guiando pela mão...como isso seria reconfortante! Um de nossos hinos diz o seguinte: "Com tua mão segura bem a minha / pois eu tão frágil sou, ó Salvador / que não me atrevo a dar jamais um passo /sem teu amparo, meu Jesus, Senhor".
Não seria maravilhoso segurar a mão de Deus e deixar que ele nos guiasse para o lugar que ele quisesse?
Não queremos perder o que Deus tem de melhor para nossa vida. Queremos ser mantidos firmes no curso, guiados por sua presença. Portanto, onde podemos encontrar essa orientação, essa liderança? 

Vamos analisar alguns dos pré-requisitos essenciais que nos ajudam a determinar a vontade de Deus. Felizmente eles não são nem ambíguos nem misteriosos.

Primeiro e mais importante: você precisa ser cristão. "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Romanos 8:14). Quando você aceita a Cristo como Salvador e Senhor de sua vida, o Espírito Santo vem habitar em você. Entre outras coisas ele está ali para revelar-lhe a vontade de Deus.

Segundo: você precisa ser sábio. "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" (Efésios 5:15,16). Seguir a vontade de Deus exige sabedoria, pensamentos claros e, sim, uma dose significativa de bom senso. Tal combinação nos ajuda a compreender a vontade do Pai.

Terceiro: você precisa estar disposto a fazer a vontade de Deus. "Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo" (João 7:17).
Seu "disposto a fazer" é a luz verde: você vai realmente fazer o que ele quer que faça. Você de fato quer fazer a vontade de Deus mais do que qualquer coisa. Mais do que completar seus estudos, do que se casar, do que terminar de pagar sua casa. Acima de qualquer coisa, o que você quer é fazer a vontade de Deus. Resistir de maneira egoísta traz consequências bastante sérias. Mais do que agradar as pessoas, mais do que se manter na zona de conforto e segurança, seu desejo é agradar a Deus. Você quer seguir a vontade dele de todo o coração.

Quarto: você deve estar disposto a orar e esperar. "Pedi, e dar-se-vos-á; buscais e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á" (Mateus 7:7-8). "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito" (I João 5:14-15). Conhecer a vontade de Deus e então segui-la às vezes pode ser sinônimo de um processo longo e doloroso.

Quinto: seguir a vontade de Deus significa estar disposto a abdicar do conforto. "E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espirito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações. Porém, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus" (Atos 20:22-24). Se pretendemos acabar bem, de acordo com a vontade de Deus, devemos estar dispostos a encarar algumas coisas difíceis durante nossa jornada. Se vamos seguir alguém, precisamos ser capazes de perceber a presença e a alegria de nosso Líder. 
Extraído e adaptado do livro "O mistério da vontade de Deus" de Charles Swindoll.


Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado