PARÁBOLAS DE JESUS

O SERVO FIEL E SENSATO
Mateus 24:45-51 e Lucas 12:35-47
"Estejam prontos para servir e conservem acesas as suas candeias, como aqueles que esperam seu senhor voltar de um banquete de casamento; para que, quando ele chegar e bater, possam abrir-lhe a porta imediatamente. Felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar. Eu lhes afirmo que ele se vestirá para servir, fará que se reclinem à mesa, e virá servi-los. Mesmo que ele chegue e noite ou de madrugada, felizes os servos que o senhor encontrar preparados. Entendam, porém, isto: se o dono da causa soubesse a que hora viria o ladrão, não permitira que a sua casa fosse arrombada. Estejam também vocês preparados, porque o filho do homem virá numa hora em que não o esperam.
Pedro perguntou: "Senhor, estás contando esta parábola para nós ou para todos?"
O Senhor respondeu: "Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porão de alimento no tempo devido? Feliz o servo a quem o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens. Mas suponham que esse servo diga a si mesmo: 'Meu senhor se demora a voltar', e então comece a bater nos servos e nas servas, a comer, a beber e a embriagar-se. O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis.
Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido".

Comentários BÍBLIA NVI
se vestirá para servir: O Senhor inverte os papéis normais e passa a atender aos servos (conforme 22:27, Marcos 10:45; João 13:4,5,12-16).
de noite ou de madrugada: Os romanos dividiam a noite em quatro vigílias (Marcos 13:35), os judeus, em três (Juízes 7:19). Nesse caso, provavelmente as duas últimas vigílias judaicas. O banquete teria começado na primeira vigília.
A volta de Cristo é certa, mas a hora não é conhecida (conf. Mateus 24:36).
Jesus ensinava ao povo por parábolas, mas com os discípulos empregava uma abordagem mais direta Essas exortações à vigilância não eram, porém, exclusivamente para os discípulos (v. Marcos 13:37). Nos versículos que se seguem, ele realça o dever de cumprir as responsabilidades.
administrador fiel: Um servo de qualidades notáveis (v. 43) às vezes era nomeado administrador de uma propriedade.
punirá severamente: receberá muitos açoites; receberá poucos açoites: Três graus de castigo que o juiz aplicará em proporção direta aos privilégios que cada um receber e à maneira de corresponder a esses privilégios (v. Romanos 2:12-16).

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado