O MARAVILHOSO LIVRO DOS SALMOS

SALMO 73 - O PROBLEMA DA PROSPERIDADE DOS MAUS

1. Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo.
2. Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.
3. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.
4. Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio.
5. Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens.
6. Daí, a soberba que os cinge como um colar, e a violência que os envolve como manto.
7. Os olhos saltam-lhes da gordura; do coração brotam-lhes fantasias.
8. Motejam e falam maliciosamente; da opressão falam com altivez.
9. Contra os céus desandam a boca, e a sua língua percorre a terra.
10. Por isso, o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe a largos sorvos.
11. E diz: Como sabe Deus? Acaso, há conhecimento no Altíssimo?
12. Eis que são estes os ímpios; e, sempre tranquilos, aumentam suas riquezas.
13. Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência.
14. Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado.
15. Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos.
16. Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim;
17. até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.
18. Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição.
19. Como ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror!
20. Como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles.
21. Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram,
22. eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença.
23. Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.
24. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.
25. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.
26. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.
27. Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo.
28. Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos.

COMENTÁRIOS
Por pouco, quase o salmista vacilara na fé, mas no final, venceu; a batalha se menciona no v. 2 e a vitória no v. 1.
vv 3-6 - A saúde física dos malfeitores e sua aparente liberdade das aflições e preocupações levaram-nos a se ensoberbecer, e levaram o salmista à tentação de querer invejá-los.
vv 7-10 - Os malfeitores blasfemam de Deus nos céus e falam mal dos homens na terra, pois eles se julgam onipotentes em tudo.
vv. 11-14 - Visto que Deus não os pune instantaneamente, imaginam que, ou Deus não o sabe ou não se importa com o comportamento humano. De outro lado, o salmista está recebendo aflições: daí suas dúvidas.
vv 15-18 - Das certezas, é bom falar para outras pessoas, mas das dúvidas não se deve falar muito, pois há problemas que o intelecto humano não pode entender, e que devem ser levados só a Deus em oração.
vv 18-22 - O que conta é o fim da caminhada, pois a vida deve ser examinada à luz da eternidade. Por isso, o salmista já começa a se envergonhar das suas avaliações superficiais da situação.
vv. 21-22 - A amargura estraga nossa capacidade de pensar e meditar.
vv 23-26 - Quando os ímpios passam para a eterna separação de Deus, os que nEle confiam passam ara a comunhão plena e eterna com Ele. A religião é a seguinte: ter a Deus como nosso Guia na terra, e como nosso Pai e Chefe de família nos céus é o único desejo dos crentes.
v 27 - O resultado do pecado é o afastamento perpétuo de Deus.
v 28 - Para os que quiseram a comunhão com Deus na terra, haverá a eternidade inteira para estarem na Sua presença; aqui nós já conhecemos Seu amor.
Comentários Bíblia Shedd de Estudos
Seguindo a ordem bíblica estaremos publicando periodicamente os Salmos, com comentários. Com isto, pretendemos ter todos os Salmos da Bíblia Sagrada neste blog. Para ver os Salmos publicados anteriormente, procure no menu "Assuntos" e clique no item "Salmos".

Plano da Salvação

Plano da Salvação
Thanks to "The Navigators"

A Deus toda a Glória!

A Deus toda a Glória!

PARABÉNS!

PARABÉNS!
Aos aniversariantes do mês, desejamos as mais ricas bençãos do Senhor!

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

ESCOLA BIBLICA DOMINICAL INFANTO-JUVENIL

OVELHAS PERDIDAS

OVELHAS PERDIDAS

Counter

Onde estamos

Onde estamos
Igreja Evangélica Batista Paulistana Rua Bueno de Andrade, 679 Aclimação São Paulo - São Paulo Fone: 11 - 32088007 Email: ibp@ibpaulistana.com.br

Entre em contato

Entre em contato
Nosso Email

Horário dos Cultos e EBD

Cultos
Domingos: 10h45 e 18h00
Culto de Oração
Quartas-feiras: 20h00
Escola Bíblica Discipuladora
Domingos: 9h25

Cultos pela Internet

Cultos pela Internet
Todos os domingos às 10h45 (Culto Matutino) e às 18h00 (Culto Vespertino) - Clique na imagem acima!

Culto de Oração

Culto de Oração

EBD

EBD

Discipulado

Discipulado

Discipulado

Discipulado

João 8:12

João 8:12

Vem!

Vem!

Visitas que nos honram

Páginas Visitadas

Países que nos visitam


Translate

Discipulado

Discipulado